Como a gente faz...


A primeira infância é um momento único de descoberta do mundo e de si mesmo. É a etapa de maior desenvolvimento ao qual vamos passar por toda a nossa vida. Portanto, um lugar que cuida do seu bebê precisa explorar estas potencialidades de forma segura e prazerosa. Entendemos a criança, desde a mais tenra idade, como sujeito de seu desenvolvimento, com um aparato todo preparado para alcançar seus limites. Assim, planejamos um ambiente que propicia a oportunidade da criança testar o mundo ao seu redor do seu jeitinho próprio, considerando seu tempo e suas preferências. Nossa equipe é treinada para ser um mediador do desenvolvimento, construindo com as crianças relações de afeto, pois por meio de relações seguras, a criança desenvolve sua autonomia, autoestima e autoconfiança.


No primeiro ano de vida, as maiores aquisições se referem ao desenvolvimento psicomotor, com o qual a criança assume controle de seu corpo e de seus movimentos, culminando com a aquisição do andar. Na MafaGafo, os bebês ficam à vontade em um ambiente seguro onde podem testar seus movimentos: arrastar, rolar, sentar, engatinhar, transpor obstáculos, levantar. Cada bebê é encorajado a explorar o ambiente dentro de suas possibilidades, e sempre que conseguem uma nova conquista, são afetuosamente valorizados por isso. Texturas, contrastes visuais, músicas e histórias são instrumentos que utilizamos para divertir e ensinar. Assim, o bebê vai se situando fisicamente no mundo ao seu redor e iniciando o desenvolvimento que caracteriza seu segundo ano de vida.


É nessa etapa que o desenvolvimento da linguagem dá um salto! O bebê, antes de completar um ano, já aprendeu a identificar nosso tipo de comunicação, já compreende várias palavras e pode até conseguir falar algumas. Mas é mesmo no segundo ano de vida que ele vai dominar sua linguagem. Aqui na MafaGafo, a criança participará de atividades que estimulam seu desenvolvimento cognitivo, acompanhando o aumento de seu vocabulário, além da aquisição de conceitos simples; e da capacidade de relacionar eventos e organizar ideias. O desenvolvimento motor também continua em aperfeiçoamento. Correr, saltar, pedalar são algumas novidades que a criança aprende, já que passa a coordenar melhor seus movimentos.


No terceiro ano de vida, a criança já possui uma base extensa de linguagem, compreende bem as instruções que recebe e já é capaz de expressar suas opiniões e vontades. Nessa etapa, o desenvolvimento se volta para a aquisição de conceitos relacionais, abstratos e complexos. É a hora e a vez de dar asas à imaginação, estimular o faz-de-conta e apostar na criatividade da criança. Gradativamente, as atividades desenvolvidas na MafaGafo passam a exigir mais atenção e concentração, sempre preservando seu caráter lúdico e afetuoso nas relações com nossa equipe.


Acreditamos que a criança precisa de liberdade para desenvolver sua autonomia e descobrir suas potencialidades. Ainda assim, sabemos de nossa importância enquanto educadores, em parceria com os pais. Na MafaGafo, entendemos que dar um bom exemplo e considerar as individualidades da criança são balizadores importantes para o comportamento da criança e seu pleno desenvolvimento. Através de estratégias positivas e do estreito relacionamento de nossa equipe com sua família, proporcionamos à criança a base para desenvolver autoconfiança e autoestima enquanto descobre o mundo.