missao

Missão

A missão da MafaGafo é contribuir para o desenvolvimento de relações familiares saudáveis e para a promoção de tranquilidade e bem-estar a pais e filhos, através de orientação especializada e de atividades que estimulam a curiosidade dos bebês pelo aprendizado em ambiente lúdico e seguro, oferecendo treinamento contínuo e atualizado à equipe na busca de excelência e valorização profissionais.

Quem somos

Fundada por duas psicólogas especializadas e apaixonadas por crianças, a MafaGafo nasceu do sonho de construir um lugar onde a primeiríssima infância fosse tratada com a importância que ela merece; onde as famílias fossem sempre bem vindas e cada criança tivesse a liberdade para viver o hoje. Queremos ser o local acolhedor onde os pais encontram parceria para lidar com as dificuldades da criação de seus filhos e os pequenos desfrutam de afeto e confiança para brincar e descobrir o mundo.

kids-mom

Como a gente faz...

Investimos na relação de afeto com as crianças. Confiamos que seu desenvolvimento se dará a partir de suas próprias experiências no mundo. O que precisamos oferecer é liberdade para que testem suas próprias hipóteses. Isso acontece a partir dos primeiros momentos de vida. A criança é por natureza um curioso de seu próprio corpo e do munda a sua volta. Nosso principal papel é dividir com elas a segurança de que são capazes de dar passos cada vez maiores em direção à sua autonomia e autoestima.

  • No primeiro ano de vida, as maiores aquisições se referem ao desenvolvimento psicomotor, com o qual a criança assume controle de seu corpo e de seus movimentos, culminando com a aquisição do andar. O ambiente então é planejado para proporcionar a liberdade de movimento e motivação para que a criança explore suas potencialidades.
  • É no segundo ano de vida que o desenvolvimento da linguagem dá um salto! Aqui na MafaGafo, a criança participará de atividades que estimulam seu desenvolvimento cognitivo, acompanhando o aumento de seu vocabulário, além da aquisição de conceitos simples; e da capacidade de relacionar eventos e organizar ideias.
  • Aos 3 anos de idade, é a hora e a vez de dar asas à imaginação, estimular o faz-de-conta e apostar na criatividade da criança. Gradativamente, as atividades desenvolvidas na MafaGafo passam a exigir mais atenção e concentração, sempre preservando seu caráter lúdico e afetuoso nas relações com nossa equipe.

Inspirações

icon image

Emmi Pikler

Desenvolveu sua carreira como pediatra infantil nos anos 30. Desafiando a tradição, criou uma nova abordagem para o campo da primeira infância ao descobrir que os bebês desenvolvem mais favoravelmente suas habilidades quando podem exercitar livremente suas capacidades motoras e lúdicas, sem a intervenção direta do adulto e seguindo seu ritmo individual.

icon image

Maria Montessori

Primeira mulher a se formar em medicina em seu país, foi pioneira no campo pedagógico. Seu principal legado foi afirmar que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado e encontrem um lugar no mundo. A médica italiana também formou-se em pedagogia, antropologia e psicologia.

icon image

Winnicott

Pediatra e psicanalista inglês, Donald Woods Winnicott desenvolveu sua teoria com base nas relações familiares entre a criança e o ambiente. Todo ser humano, de acordo com Winnicott, tem um potencial para o desenvolvimento. Entretanto, para tornar esse potencial como algo real, o ambiente se faz necessário. Inicialmente, esse ambiente é a mãe – ou alguém que exerça a função materna – e apoiada especialmente pelo pai.